sexta-feira, 21 de junho de 2013

"O Enviado", obra ficcional do escritor Angelino Pereira, mostra de maneira romanceada o sonho de uma sociedade ideal. Sintetiza a multiplicidade cultural e sua formação religiosa. Demonstra a retidão de caráter do Homem, que não é Deus e nem enviado do diabo, e resgata o sonho de uma nova espécie humana, que por estar circulando e modificando seu habitat há tantos séculos, perdeu no tempo sua consciência da inexistência.


"O Enviado" traz o sentimento da idade média, onde as famílias que não tinham boas condições cuidavam dos filhos coletivamente. Era uma maneira de protegê-los porque as mães morriam muito jovens, habitualmente por complicações do parto. Na ausência dos pais as crianças eram distribuídas, por afinidade, para outras famílias. Era um método cooperativo de criar as crianças, por causa da completa falta de recursos. Mostra a sociedade, chamada moderna, e a desagregação das relações familiares, onde as famílias terceirizam os cuidados aos filhos por falta de tempo. Os pais têm que produzir riquezas suficientes para suprir a voracidade do estado cobrando taxas escorchantes, e os sonhos do "ter" que a globalização incentiva. O calor humano, do convívio familiar e da conversa que estreita laços afetivos, sendo substituído pelo frio relacionamento de consumo.

Não há transmissão de afetividade sem contato olho-no-olho.

"O Enviado" fala de uma geração que absorve enorme quantidade de informações sem tempo para análise e julgamento, o que facilita ser liderada por especialistas em manipulação de opinião pública. Um tempo de busca da felicidade e riqueza instantâneas, mas o enfrentar da realidade do desemprego e falta de perspectiva, faz gerar a violência e falta de valor à vida. Um agrupamento de energia que dura somente o tempo de cada indivíduo. O bem e o mal são relativizados segundo interesse da mídia, mesmo afetando várias gerações.

Precisamos urgente do Homem, que não é Deus e nem veio do diabo para salvar nossa existência.

Rui Tavares - Médico Pediatra e Escritor

(Serra – Espírito Santo – Brasil)