terça-feira, 30 de outubro de 2012

A leitura deste livro é um exercício e uma aprendizagem de Humanismo.

 "A covardia coloca a questão: é seguro?

O comodismo coloca a questão: é popular?

A etiqueta coloca a questão: é elegante?

Mas a consciência coloca a questão: é correcto?

E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correcta.”
 (Martin Luther King).

Nesta condição de pensamento surge o romance "O PREÇO DA VITÓRIA", porque a grande causa do crime se deve em primeira estância, as causas sociais.


Entende-se que num período de incerteza económica permanente e de falta de esperança social e coletiva tal possa ser a causa principal de um aumento significativo de pequeno crime que outros tempos a dignidade da pobreza não permitia praticar. Errar é humano e só não erra quem não tenta. Mas a questão que se pode colocar é saber porque se insiste neste errada forma de estar na vida, na mentira?!

 
A juventude tem necessidade de ouvir falar de Amor. Ultimamente, tão mal sentido e falsamente declarado. É urgente voltar a sentir verdadeiramente Amor. Vamos falar de Amor....

A liberdade de dançar ao ar livre como quiser e quando quiser. Porque dançar baloiça a alma e traz a calma que é necessária para fazer vida.

A nascente que mora em ti,

Na saudade que vai vazar,

Corre nesse imenso rio

E vem desaguar neste mar...